Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

Todas as pessoas estão sujeitas a uma infecção por algum tipo de Hepatite por algum descuido que cometa. Hepatite tipo A,  a pessoa pode adquirir ingerindo alimentos ou bebendo água que tenha sido contaminada por fezes de outras pessoas que estavam contaminadas. Isso é muito comum em quem toma banho em rios. Também pode ser adquirir por alimentos, principalmente saladas pelo mesmo motivo. Necessário lavar muito bem todas as frutas e verduras para tirar essas impurezas.

Hepatite tipo B é possível pegar por relações sexuais sem preservativos, pelo sangue de pessoa contaminada, também por uso de instrumentos contaminados como lâminas de barbear, agulhas e instrumentos de cortar unhas.

Hepatite tipo C é mais pelo sangue e uso de drogas com utilização de seringas contaminadas.

Em todos os casos o risco é muito grande e a pessoa precisa procurar um Posto de Saúde ou Hospital para realizar exames.

Ontem,25, a Prefeitura realizou aferição de pressão e vacinação contra as hepatites, gratuitamente, na Praça Antenor Uchoa, centro da cidade ( foto ).

A Prefeitura de União dos Palmares, através do CTA ( Centro de Testes e Aconselhamento), do NUPS (Núcleo de Promoção à Saúde), do NASF (Núcleo de Assistência à Saúde da Família) e da Atenção Básica, que são departamentos da Secretaria Municipal de Saúde,  tem feito visitas nas comunidades, nas ruas, nas feiras, com equipes especializadas para orientar e fazer testes gratuitos.

É um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de União, através da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Areski de Freitas (KIL) e a Secretária de Saúde, Geany Vergeth estão sempre monitorando essas ações para que a população possa ser atendida em toda a plenitude. ( Nicanor Filho).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here